História do Futebol Tocantinense

Parte I - Início do futebol amador ao recém-criado estado do Tocantins

Parte III - crescimento do futebol da capital ao acesso da Araguaína


Parte II - Futebol profissional aos anos 2000

3 de Abril de 1993 foi disputada a 1ª partida profissional da história do futebol do estado. Válido pelo campeoanto tocantinense Tocantinpólis e Miracema jogaram em Tocantinópolis. TEC venceu por 4x1.O primeiro gol do futebol profissional do Tocantins foi marcado pelo atleta Maurinho.
No ano de 1993 o futebol do estado tornou-se profissional e nasceu o CAMPEONATO TOCANTINENSE, que dava vaga a Série C do mesmo ano. Copa Tocantins disputada no 2ºsemestre que classificava para a Copa do Brasil do ano seguinte. Permanecendo assim  até 1998, quando foi extinta a Copa Tocantins.
Começou a ser disputado o estadual feminino e estadual amador de seleções.

Picture
1ª partida profissional da história do futebol do estado
Picture
TEC sagrou-se campeão do 1ºCampeonato Tocantinense de Futebol Profissional de 1993, classificando para seletiva da Série C.
Picture
TOCANTINÓPOLIS 1º CAMPEÃO PROFISSIONAL DO ESTADO EM 1993.
2ºSemestre Kaburé sagrou-se campeão do Copa Tocantins e conquistou a vaga para Copa do Brasil em 1994.
Picture
KABURÉ 1º TIME A CONQUISTAR VAGA PARA UM TORNEIO NACIONAL REPRESENTADO O ESTADO
Já em 1994 foi a vez do União de Araguaína a conquistar título estadual e ser 1º Time do estado a jogar a Série C
Picture
Picture
Nesse período todos os torneios foram conquistados por times do interior. Gurupi,Intercap,Alvorada,Interporto.
Picture
Só em 1997 a capital do estado Plamas passou a ter um time no futebol profissional. Em 1997 foi fundado Palmas Futebol e regtas e já foi vice campeão estadual em 1998.
O Palmas Futebol e Regatas surgiu da Sociedade Esportiva Canelas, que emprestrou sua documentação, que já estava regularizada junto à Federação Tocantinense de Futebol (FTF). Cuja fundação ocorreu no dia 31 de janeiro de 1997. O Governador Siqueira Campos, um dos grandes idealizadores do surgimento do Palmas Futebol e Regatas, foi o primeiro desportista a assinar o livro-ata do clube. A reunião, que oficializou a fundação do Palmas, aconteceu nas dependências do Centro de Tradições Gaúchas (CTG), na Capital, e contou com a presença de várias autoridades, empresários, simpatizantes e jogadores.
1998  Interporto sagrou-se campeão da última Copa Tocantins. Assim o Campeonato Tocantinense passa a dar vagas p/ Copa do Brasil e Série C foram campeões.
Em 1999 é criada a Copa Centro-Oeste, Interporto representa o estado mais é eliminado na 1ªfase.
A partir dos Anos 2000 Palmas se reafirma como principal time do estado.